Logo Stellarium Ícone

Stellarium Versão 0.18.0 Gratuito

158.2 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em: 16/04/2018 Fabien Chéreau
866K
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Comentar
+132 Comentários
  • Foto de Arklow
    Arklow 4 de maio de 2013 - 13:11
    10
    Nota Excelente!
    O Stellarium é incomparável, porque é livre e tem muitos recursos. Um deles, ausente até mesmo dos programas pagos, é simular a refração atmosférica. Talvez o único ponto negativo seja o fato de ele pesar um pouco para computadores mais antigos. Ao contrário do que diz na descrição do programa, ele está totalmente traduzido para o português brasileiro, outro ponto positivo para o programa.
  • Foto de Clovis moreira
    Clovis moreira 29 de abril de 2010 - 12:59
    4
    Nota Bom!
    Como o eduardo disse, as letras estão irregulares quase que impossiveis de se ler e as estrelas estão aparecendo em formas de quadrado obs. Meu windows é o 7 e placa de video radeon x1550. Sei lá gente, não recomendo. Meu ponto de vista.

Descrição

Elaine Martins
Além de um céu realista em 3D, a nova versão deste fantático programa traz muitas novidades e melhorias

Em comemoração os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei, 2009 foi designado como o Ano Internacional da Astronomia.

Por isso, os desenvolvedores do programa Stellarium resolveram dar um presente para os usuários lançando uma nova versão para este fantástico aplicativo, com diversos recursos aprimorados e algumas novidades.

O Stellarium é um aplicativo gratuito que simula a abóbada celeste em tempo real. Ou seja, com ele você pode observar estrelas, constelações, planetas, aglomerados, nebulosas e muito mais, tudo através da tela do computador, em 3D, e como se você estivesse no chão, ao ar livre, olhando para o céu.

A simulação é rica em detalhes e, além de exibir diversas informações acerca de todos os corpos celestes, o Stellarium permite regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários muito eficiente.

Riqueza de detalhes do programa.

Menu principal

A primeira diferença notável nesta nova versão do programa diz respeito ao menu principal. Além de não ser mais fixo no canto esquerdo, ele agora é dividido em duas partes. A seção com configurações como localização, data e horário pode ser encontrada do lado direito da tela.

A segunda divisória, com as preferências de exibição, é encontrada na parte inferior da tela do programa. Ao afastar o mouse dos menus, automaticamente eles serão ocultados. Para exibi-los novamente, basta arrastar o mouse até os cantos da tela. Além disso, o visual do menu está mais moderno, com ícones maiores e mais bonitos. Um show a parte!

Novo menu mais elegante.

Localização do observador

Para que o programa simule o céu exatamente como você vê, é preciso dar a localização exata da cidade em que você se encontra. As opções de busca por localidades do programa foram aperfeiçoadas e agora exibem uma lista bem maior de cidades e países.

Insira sua localização.
Caso sua cidade não esteja na lista, você pode adicioná-la. É só escolher o planeta (sim, você pode escolher Saturno, Júpiter ou qualquer outro planeta e lua do sistema solar), país e, depois, entrar com as coordenadas – latitude, longitude e altitude – da cidade. Pronto, sua localização está na lista!

Paisagens diversas

A nova versão do Stellarium permite ainda que você escolha entre diversas paisagens para simular o ambiente de observação. A novidade fica por conta das novas opções de ambiente: Marte, Lua e oceanos!

Claro que se trata apenas de uma simulação, logo não espere ver o céu como se você estivesse em outro planeta ou em nosso satélite natural, pois a imagem exibida mostra o céu como visto da Terra!

Novas paisagens do programa!

Catálogo de constelações

Se você sempre teve a curiosidade de saber o nome das constelações em outras culturas, não precisa mais ficar procurando pela internet. A nova opção “Starlore” do Stellarium possibilita que você veja o nome que as constelações possuem para outros povos, como os chineses, egípcios, coreanos e muitos outros.

Tradução

O programa está parcialmente traduzido para o português do Brasil. Boa parte das opções, no entanto, ainda encontram-se em inglês. Se você gosta de astronomia e domina bem o inglês, pode ajudar a traduzir o Stellarium para o nosso idioma, é só entrar no site do desenvolvedor e se informar sobre como proceder!

Nossa Opinião sobre o Stellarium

Apesar de ainda estar em fase de testes, a nova versão do Stellarium não apresentou problema algum durante nossa utilização. A qualidade das imagens é tão boa quanto nas versões anteriores, mesmo nas novas opções como os ambientes de observação.

O novo menu, ocultado automaticamente, além de ser mais elegante permite que os usuários tenham um visão mais limpa das imagens mostradas, sem nada interferindo. Com os ícones maiores, você consegue saber qual a função do botão sem precisar ler a legenda.

A ideia de inserir o catálogo de constelações de outras culturas é genial, pois assim as pessoas podem conhecer e estudar o céu pelos olhos de outros povos. O melhor de tudo, no entanto, é que o Stellarium continua sendo leve e fácil de utilizar.

Não perca as novidades do programa e aproveite para conhecer um pouco mais o céu da região onde você mora, mesmo em dias nublados!

Prós & Contras

Prós

  • Novos recursos adicionados.
  • Permite visualizar o nome das constelações em outras culturas.
  • Menu mais arrojado.
  • Novas paisagens.

Contras

  • Exige um computador um pouco mais rápido.
  • Tradução para o português é apenas parcial.
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o Stellarium

+132 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!