Logo Solar System Scope Ícone

Solar System Scope Versão 1.0 Gratuito

Funciona em: Web
Flash
Adicionado em: 10/05/2011 SUNAEON
21K
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Comentar
+8 Comentários
  • Foto de carlos henrike
    carlos henrike 11 de maio de 2011 - 16:34
    8
    Nota Ótimo!
    axei perfeito só tem 2 probleminhos... 1)eu nao tenho net em casa e gostaria que tivesse pra baixar e 2)o que todos os programas desse genero tem é nao da para aprocimar perto o suficiente para alcaçar a superficie do planeta mas... gostei muito PQ da pra ver os raios solares coisa que quasa nenhum tem

Descrição

Felipe Arruda
Use o browser de sua preferência e navegue pelo sistema solar com este simulador 3D e interativo

O homem sempre se dedicou à observação dos astros celestes. Existem registros históricos que demonstram essa preocupação em civilizações muito antigas, de antes de Cristo. Com a popularização da astronomia, está cada vez mais acessível encontrar informações e equipamentos para se tornar um astrônomo amador. E é claro que a internet é uma ferramenta indispensável para quem se interessa pelo assunto.

O Solar System Scope é um simulador 3D e interativo do nosso sistema solar. Isso significa que você pode visualizar o Sol e os planetas de qualquer ângulo, ajustando a visão com o cursor do mouse.

Visão inicial do Solar System Scope

Antes de começar a navegar pelo espaço, note que, no canto direito da tela, há a opção de mudar o idioma do sistema para espanhol, língua eslovaca ou inglês. Portanto, caso o inglês seja uma barreira, o usuário falante do português pode encontrar mais facilidade com a língua de Fernando Alonso.

Curso rápido de navegação espacial

Não é difícil usar o Solar System Scope. Para visualizar o sistema solar de ângulos diferentes, basta arrastar a tela usando o botão esquerdo do mouse. Você pode movê-la em qualquer direção e, até mesmo, fazer com que os planetas avancem em suas órbitas.

Para aproximar ou distanciar a visão de um astro celeste, basta usar a rodinha do mouse, também conhecida como scroll. Se preferir, você também pode clicar em algum ponto da escala apresentada à direita na tela.

Opções de visitar planetas e medir distâncias

Clicando sobre um dos astros, o usuário tem a possibilidade de visitar o planeta (“Visit Planet”) ou de medir a distância entre ele e outro ponto do sistema solar (“Distance meter”). Caso você selecione esta última opção, clique em outro astro quando visualizar a mensagem “Select planet or sun” (Selecionar planeta ou o Sol). A distância será exibida em Unidades Astronômicas (UA), sendo que cada uma vale aproximadamente 150 milhões de quilômetros.

Três tipos de visão

Visão geocêntrica em uso

Na opção “View”, o usuário pode escolher entre três maneiras diferentes de visualizar o sistema solar. A primeira opção, “Heliocentric view”, representa a visão heliocêntrica, ou seja, o Sol passa a ser o centro de observação do usuário. Mas ao clicar em “Geocentric view” (Visão geocêntrica), o ponto de referência passa a ser o planeta Terra.

Use o Solar System Scope como mapa do céu

A terceira possibilidade é uma das mais interessantes. Ao clicar em “Panoramatic view” (Visão panorâmica), é possível visualizar a posição dos astros do ponto de vista de um terráqueo. Ou seja, podemos usar essa visão para identificar as constelações e os objetos celestes que vemos a olho nu, no céu.

Configuração de data e hora

Ao usar as visões heliocêntricas ou geocêntricas, talvez a data e o horário sejam irrelevantes para o usuário, caso ele não queira saber com precisão onde os astros se encontram. Porém, ao visualizar o mapa do céu com a opção “Panoramatic view”, data, hora e localização podem fazer uma grande diferença.

Configure a sua localização

Para configurar a sua localização, clique em “Settings" e, em seguida, escolha a opção “Earth Observatory Settings” (Configurações de Observatórios Terrestres). Infelizmente, os usuários brasileiros poderão encontrar apenas o Rio de Janeiro na lista. Já a data e o horário correto podem ser indicados ao clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a barra de tempo localizada na região inferior da tela.

Outras opções

Outras configurações estão disponíveis

Ainda na seção de configurações (“Settings”), o usuário pode definir se deseja ou não que o simulador apresente o nome dos astros na tela ou exiba informações ao posicionar o mouse sobre eles. Também é possível desabilitar a linha que representa a órbita dos planetas e habilitar o nome e as linhas que definem cada constelação.

Caso você tenha alterado demais as configurações e queira voltar tudo como era antes, clique na opção “Reset settings for” (Reiniciar configurações).

Nossa Opinião sobre o Solar System Scope

O Solar Systema Scope possui um visual moderno e muito intuitivo, já que apresenta ícones facilmente reconhecíveis e exibe a descrição de cada função ao posicionar o mouse sobre elas. Para manter uma confiabilidade maior, o sistema também utiliza cálculos fornecidos pela NASA. Porém, o software ainda considera Plutão como sendo um planeta.

Os desenvolvedores também fizeram questão de inserir uma trilha sonora no simulador que, apesar de ser curta e repetitiva, ajuda a criar uma atmosfera melhor para a exploração espacial.

A possibilidade de usar a aplicação como mapa do céu é, sem dúvida, uma vantagem. Mas é uma pena que o sistema não exiba informações detalhadas sobre os planetas ou as constelações. Além disso, faz falta a opção de procurar planetas e estrelas pelo nome. Mas, de acordo com os fabricantes, essa e outras funções serão implementadas em breve.

Prós & Contras

Prós

  • Precisão e confiabilidade
  • Uso fácil e intuitivo
  • Possibilidade de usar como mapa do céu

Contras

  • Não apresenta informações sobre os astros celestes
  • Não está disponível em português
  • Funções de buscas ainda estão em desenvolvimento
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o Solar System Scope

+8 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!