Logo NAPS 2 Ícone

NAPS 2 Versão 3.2.0 Gratuito

1000 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7
Adicionado em: 19/05/2015 ben-cyanfish

Descrição

Ruan Segretti
Domine seu escâner e controle perfeitamente suas copias com o NAPS 2

Para aquelas pessoas que precisam escanear documentos o dia todo, é imprescindível um bom programa que ajude a completar essa tarefa. Algo simples que não exija um nível técnico elevado e, obviamente, seja funcional.

Apesar de existirem várias ferramentas de visualização de imagens que oferecem o recurso de escanear documentos, alguns softwares específicos podem ter funcionalidades melhores para o trabalho.

Esse é o caso de Not Another PDF Scanner 2 (NAPS 2) – uma aplicação open source que vai nos auxiliar a usar perfeitamente o escâner. Ele oferece centenas de ferramentas, desde o controle de brilho até a resolução da imagem final, para que fiquemos satisfeitos com o resultado final. 

Usando o NAPS 2

A primeira coisa que devemos fazer para utilizar o programa é nos certificarmos se o escâner está conectado ao computador. Dessa forma, o NAPS 2 vai poder reconhecer o aparelho e já criar um perfil para ele. É possível fazer vários perfis para vários aparelhos, sem que seja preciso desativar o outro.

Depois de fazer o reconhecimento, o programa vai abrir uma tela que mostra as funcionalidades que ele possui: 

NAPS 2 - Imagem 1 do software

Para iniciar os trabalhos, basta apertar o botão “Digitalizar”. Ao fazê-lo, o programa vai pedir para escolher o perfil do escâner que queremos usar. Depois de selecionar, clique no botão “Digitalizar” à direita e pronto. 

NAPS 2 - Imagem 2 do software

O documento escaneado será mostrado e várias opções estarão disponíveis no menu superior da janela. Entre as alternativas estão salvar como PDF, salvar como arquivo de imagem, enviar por email, rotacionar – enfim, várias possibilidades estarão ao seu alcance.

NAPS 2 - Imagem 3 do software

Clicando duas vezes no thumbnail do documento escaneado, é possível vê-lo no tamanho que selecionamos. Um tipo de visualizador de imagens se abre, nos dando a opção de controlar o zoom.  

Nossa Opinião sobre o NAPS 2

O Not Another PDF Scanner 2 (NAPS 2) pode ser considerado um ótimo programa. Apesar de não oferecer nada de espetacular ou inovador, o software é extremamente fácil de usar.Em nossos testes, não deu nenhum problema na hora de reconhecer os escâneres e funcionou perfeitamente.

Provavelmente, a maior vantagem do software é reconhecer vários aparelhos e permitir utilizar todos ao mesmo tempo. Não que isso seja uma descoberta tecnológica digna de um Nobel, até porque a utilidade disso não é tão grande assim, mas é bom ter mais de uma opção pronta para usar.

O programa também dá um show em facilidade, e ninguém vai ter contratempos para usar o NAPS 2. Suas funcionalidades estão muito bem descritas na interface, bastando apenas um clique do mouse para realizar qualquer tarefa. Como ele está totalmente em português, não existe nem a barreira da língua.

Os controles de brilho, contraste e qualidade da imagem final também são recursos muito bem-vindos, pois assim o usuário sente que realmente está passando por todos os processos do aparelho, dando aquela boa sensação de “missão cumprida” e “entendi tudo”.

Pela facilidade de uso, diversas funcionalidades (como criação de PDFs e envio do documento escaneado por email) e uma enorme gama de personalização do arquivo que queremos escanear, o NAPS 2 é recomendadíssimo, tanto para usuários veteranos quanto para novatos. E, ainda por cima, não vai ocupar quase nada de espaço em seu disco rígido.

Prós & Contras

Prós

  • Extremamente fácil de usar
  • Várias funcionalidades

Contras

  • Não há nada que o diferencie tanto de outros programas parecidos
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o NAPS 2

+1 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!