Logo Mozilla Firefox Quantum Ícone

Mozilla Firefox Quantum Versão 63.0.3 Gratuito

41.6 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em: 19/11/2018 Mozilla
105M
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Comentar
+9.335 Comentários
  • Foto de André Vitorino Vieira
    André Vitorino Vieira 19 de abril de 2017 - 20:33
    10
    Nota Excelente!
    Firefox é um excelente navegador. rápido, não consome tanta memória, é compatível com as extensões dos principais antivirus como kaspersky e Bitdefender. Com isso uso para entrar em site de bancos. É show de bola.
  • Foto de tapioca
    tapioca 18 de abril de 2012 - 12:09
    0
    Nota Ruim!
    Vi que muitos usuarios gostam do chrome, que é leve e tal. Mas eu deixei de usa-lo depois que percebi que assim como tudo do google (picasa, etc.), ele é monitorado pelo big brother do google: suas urls, para onde vc vai, etc. cade a privacidade no chrome?

Descrição

Fernando Daquino
A versão mais recente e estável do poderoso navegador da Mozilla

O Firefox é um dos navegadores mais populares da web e o principal produto da Fundação Mozilla, a sua mantenedora.

Além de figurar como um dos mais importantes browsers do mundo, o aplicativo é costumeiramente apontado como o mais bem-sucedido projeto de software livre do planeta.

Em um mercado cada vez mais acirrado, a desenvolvedora do browser da Raposa adotou um planejamento de atualizações em curtos ciclos de desenvolvimento com a intenção de implementar novos recursos, corrigir problemas com maior agilidade e, consequentemente, aprimorar a experiência de navegação dos seus adeptos.

Uma das principais características do Mozilla Firefox é a liberdade que ele oferece ao usuário quando o assunto é personalização. Você pode até mesmo escolher a ordem e a localização dos menus e botões do navegador, customização detalhadamente a sua experiência com o software. Uma quantidade enorme de temas também está disponível, sendo possível baixa-los gratuitamente.

Além disso, este navegador tem suporte a extensões e possui uma loja cheia desses recursos, para personalizar não só a aparência, mas também o uso do browser. Você pode também abrir o programa em modo anônimo, se não quiser ter o uso rastreado ou os logins e histórico salvos no Firefox. 

Diga olá!

Recentemente, o Firefox melhorou algumas funções que foram introduzidas em suas versões antecessoras. Uma dessas ferramentas foi o Hello — serviço de chat que permite que você compartilhe uma página da internet com um amigo, para que vocês façam compras ou naveguem por um link ao mesmo tempo, além de falar por vídeo, áudio e texto.

Mozilla Firefox Quantum - Imagem 1 do software

Para começar a usar o Hello, basta clicar no ícone (o botão com um sorriso no canto direito da barra de endereços) e autorizar o compartilhamento. Mande então o link para a outra pessoa e a conferência é criada, sendo que apenas o site escolhido fica disponível para as duas pessoas ao mesmo tempo.

No canto inferior direito da janela, é exibida a tela de chat. Você pode optar por uma sala de vídeo ou de áudio, bem como nomeá-la. Depois, é só enviar o convite por email ou link direto para um amigo. É importante lembrar que é indispensável ter um microfone ou uma webcam para se comunicar por meio do aplicativo.

Atualizações da versão 48

Em sua versão 48, o Firefox ganhou suporte a um sistema de multiprocessamento conhecido como e10. A novidade promete melhorar a experiência de navegação ao separar os processos de conteúdo da web dos que são utilizados pela interface do browser. Dessa forma, mesmo que uma página aberta esteja consumindo muito da sua CPU, o navegador não sofrerá com engasgos e travamentos em suas abas, botões e menus.

Mozilla Firefox Quantum - Imagem 2 do software

Outras novidades incluem mudanças no design do Firefox para facilitar descobertas por parte dos usuários. A primeira dessas alterações é a adição de mais sugestões quando você digitar algo na barra de endereços, tudo surgindo com uma visualização maior na horizontal – o que torna as indicações mais fáceis de ler. Além disso, esses palpites incluirão ícones quando estiverem apontando para uma página que faça parte dos seus favoritos ou já esteja aberta.

O painel de descobertas, acessível usando o comando “about:addons”, também foi redesenhado pela Mozilla, permitindo que os usuários personalizem ainda mais suas experiências de navegação. Com o novo visual dessa área, que usa imagens e textos diretos, agora é possível instalar extensões de destaque usando apenas um clique.

Mozilla Firefox Quantum - Imagem 3 do software

Mais segurança

A versão 48 do Firefox também chega com medidas de segurança que melhoram a proteção dos downloads feitos por meio do browser. Com ajuda dos serviços de Safe Browsing da Google, a Mozilla acrescentou alertas contra dois tipos adicionais de ameaças: software potencialmente indesejado e downloads incomuns.

A primeira dessas novas categorias foi feita para proteger os usuários contra softwares que podem fazer mudanças inesperadas no computador, podendo coletar informações pessoais sem consentimento ou até usar técnicas que dificultam sua remoção. A segunda divisão, por sua vez, diz respeito a programas que podem até não ser maliciosos ou indesejados, mas que são diferentes do que eles costumam baixar – e, portanto, podem não ser aquilo que eles realmente procuram.

Mozilla Firefox Quantum - Imagem 4 do software

As mudanças recentes na interface do Firefox incluem medidas para garantir que os usuários identifiquem melhor esses alertas. Entre essas ações está a identificação por meio de símbolos coloridos no botão de downloads, com exclamações amarelas em programas potencialmente indesejados ou incomuns e vermelhas em softwares maliciosos. Nesses casos, ações dos usuários terão que ser confirmadas por meio caixas de diálogo, que se abrirão automaticamente ao clicar nos avisos. Todo esse sistema, no entanto, pode ser pulado se você desejar.

Nossa Opinião sobre o Mozilla Firefox Quantum

A Mozilla tem seguido a mesma política da Google de lançar “versões fechadas” em um curto espaço de tempo — mais com o intuito de demarcar território e chamar a atenção dos adeptos (e de possíveis novos usuários) do que para divulgar algo realmente cheio de novidades significativas.

A parte boa é que, apesar de poucas mudanças na aparência, o Firefox está sempre com as suas funcionalidades e suportes atualizados, então você pode esperar um aplicativo capaz de abrir praticamente qualquer site sem precisar de muitos plugins externos ou apresentar qualquer tipo de bloqueio de conteúdo.

Visual simples e organizado

O Firefox adotou há algum tempo o padrão minimalista seguido pela maioria dos softwares dessa categoria na interface. Com menus bem organizados, ícones intuitivos e suporte completo para o português, a sua interação com o navegador deve acontecer de maneira descomplicada e bastante agradável — mesmo que você nunca tenha mexido nele antes.

A parte realmente interessante — e que faz falta em outros navegadores — é a possibilidade de personalizar absolutamente tudo nele: desde as cores com temas até a posição dos botões. Você pode deixar as ferramentas que mais usa à mão e esconder os recursos que raramente são utilizados, para deixar a interface mais limpa.

Ainda mais veloz

Não é possível reclamar do desempenho apresentado pelo Mozilla Firefox. Ele dá conta do recado, e com folga, para atuar como veículo de navegação na internet para internautas com qualquer tipo de rotina, desde os novatos até aqueles que possuem uma demanda mais exigente do aplicativo.

Até mesmo o elevado consumo de memória, um dos problemas tão mencionados em edições mais antigas dele, já foi superado. Com isso, mesmo que testes específicos de institutos renomados mostrem o Firefox atrás de outros browsers, a diferença de milissegundos existente não afeta a sua experiência de navegação. 

De olho no futuro

Outro ponto positivo do navegador da Raposa é a sua preocupação com o crescimento de uso do HTML5 e a sua integração cada vez maior com serviços online e redes sociais — o que, em teoria, permite que seus adeptos se comuniquem e compartilhem conteúdos com maior facilidade. Na versão 47, por exemplo, veio o suporte ao Google Widevine CDM, que permite assistir conteúdo de vários sites sem precisar do Silverlight.

Outra funcionalidade recentemente adotada pelo aplicativo que mostra a preocupação da desenvolvedora com o futuro foi o mecanismo de chat por áudio e vídeo. Batizado de Hello, ele permite que o internauta converse com um amigo, familiar ou colega de trabalho através de videochamadas sem a necessidade de abrir outro software, compartilhando um site para navegação e pesquisa conjunta. 

Vale a pena?

Escolher um browser para o dia a dia é uma tarefa importante e pode ter mais a ver com afinidade ao visual e "pegada" do que realmente a um ser melhor do que o outro. Isto é, atualmente existem ótimos navegadores que conseguem competir de igual para igual — Chrome, Opera, Edge, Firefox etc —, sendo válido testar todos em busca do seu favorito.

Prós & Contras

Prós

  • Redução no uso de memória
  • Suporte aperfeiçoado para HTML5 e integração com redes sociais
  • Bom desempenho de navegação
  • Interface renovada para combinar melhor com o Windows 10
  • Proteção contra extensões "não assinadas"

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o Mozilla Firefox Quantum

+9.335 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!