Logo Explore Mars: Curiosity Ícone

Explore Mars: Curiosity Versão Beta Gratuito

Funciona em: Web
Flash
Adicionado em: 09/08/2012 NASA
39K
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

Descrição

Elaine Martins
Acompanhe todos os passos do robô Curiosity pela superfície do planeta Marte

No mês de agosto, a NASA escreveu mais um capítulo na história da Astronomia. Depois de quase nove meses viajando pelo espaço em direção a Marte, o robô Curiosity pousou com sucesso na superfície do Planeta Vermelho e já começou a enviar imagens do planeta marciano para a agência espacial.

Para deixar a população a par do que está acontecendo na missão do Curiosity, a NASA lançou um serviço que permite a você acompanhar todos os passos do robô na superfície de Marte. Com o Explore Mars: Curiosity, é possível ter acesso a fotos, dados coletados pelo Curiosity e outras informações a respeito de cada etapa da missão.

O legal do Explore Mars: Curiosity é que ele roda diretamente em seu navegador, dispensando a instalação de outras aplicações no computador. Além disso, não é preciso fazer qualquer tipo de cadastro para acessar as informações; basta acessar a página do serviço e começar a navegar.

Explore Mars: Curiosity - Imagem 1 do software

Em terras marcianas

Na tela do Explore Mars: Curiosity, é possível encontrar diversas informações a respeito da missão, como o tempo transcorrido desde o pouso do Curiosity até o momento do acesso e as etapas decorridas. A parte central da janela é reservada para a exibição de um mapa de Marte, com direito à vista do robô e de toda a paisagem que o cerca.

Ainda na porção mais central da janela, é possível visualizar um quadro com diversas informações interessantes sobre o projeto. O mais interessante é que o texto é exibido na forma de narrativa, como se o próprio Curiosity estivesse contando as etapas de sua vida para as pessoas. Apesar de parecer um pouco fantasioso, não há como negar que a escolha da NASA torna a interação com o público bem mais divertida.

Um painel de controle presente na parte inferior da tela ajuda na sua navegação pelo Planeta Vermelho, oferecendo ferramentas de visualização (zoom) e deslocamento. Também é possível acessar um mapa real de Marte, mostrando qual a possível localização do simpático explorador do solo marciano naquele momento.

Explore Mars: Curiosity - Imagem 2 do software

Imagens e montagens

Um ponto que chama bastante atenção de quem acessa o Explore Mars: Curiosity é a qualidade das imagens exibidas. Além disso, as composições criadas pela equipe da NASA para mostrar qual parte do planeta está sendo exibida nas fotos são muito bem feitas e ajudam você a se localizar melhor pela superfície de Marte.

Também há algumas imagens mais detalhadas do Curiosity, mostrando o que é cada uma de suas peças e qual suas respectivas funcionalidades. Todas essas figuras podem ser exibidas no modo de tela cheia em qualquer monitor, sem qualquer problema de distorções.

Explore Mars: Curiosity - Imagem 3 do software

Será que chove?

Outra funcionalidade bem interessante do Explore Mars: Curiosity é a exibição das temperaturas na superfície de Marte. Apesar de não oferecer nenhum dado mais detalhado a respeito, o item “How’s the Weather?” dá uma boa ideia de como alguns milhões de quilômetros a mais de distância até o Sol afetam o clima de um planeta.

Nossa Opinião sobre o Explore Mars: Curiosity

O Explore Mars: Curiosity é mais um projeto bem interessante da NASA para quem gosta de Astronomia e curte ficar por dentro do que está acontecendo nas missões espaciais. Como o serviço roda diretamente no navegador, é possível acessar as informações e imagens oferecidas a partir de qualquer computador que esteja conectado à internet.

Outra facilidade do Explore Mars: Curiosity é que você não precisa fazer nenhum tipo de cadastro para utilizar a ferramenta; basta acessar a página do serviço e começar a navegar pelas informações.

Um ponto positivo do serviço é a qualidade das imagens oferecidas. Você pode exibir as figuras em monitores de grande resolução, televisões e projetores sem ter problemas de distorções ou perda de cores e formas.

Como ponto negativo do Explore Mars: Curiosity fica o fato de ele não possuir tradução para o português. Dessa forma, é preciso ter um bom conhecimento do inglês para compreender todas as informações fornecidas na página do serviço.

Ainda assim, as belas imagens exibidas e a possibilidade de acompanhar uma missão da NASA em Marte fazem valer a pena o acesso à ferramenta. Aproveite para pegar uma carona com o Curiosity e explorar a superfície marciana.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Oferece imagens de ótima qualidade
  • Possui diversas informações a respeito da missão
  • Permite acompanhar todos os passos do Curiosity

Contras

  • Não possui tradução para o português
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o Explore Mars: Curiosity

+2 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!