Logo Adobe Photoshop Lightroom Ícone

Adobe Photoshop Lightroom Versão CC 2018 8.0 Gratuito para Testar

898.44 MB
Funciona em: Windows
7/8/8.1/10
Atualizado em: 08/11/2018 Adobe
1M
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus
R$71,00 COMPRAR LICENÇA
via baixaki store

O que estão falando…

Comentar
+63 Comentários
  • Foto de Heron Hubner
    Heron Hubner 11 de março de 2012 - 18:34
    10
    Nota Excelente!
    as pessoas que falam q ele é escuro é pq nao trabalham com fotografia.. o ambiente escuro é para nao separar o foco do olhar para o restante do ambiente.. quando vc assiste televisao, quando que a imagem fica mais interessante? com a luz ligada ou apagada? o programa tem q ser mais discreto que a fotografia.. com certeza é uma excelente ferramenta.. eu tenho windows 7 64bits,.. nao teve muitas diferencas em estetica no programa, mas senti melhoria em engrenagens. ADOBE SOU SEU FÃ
  • Foto de aniele tomas
    aniele tomas 27 de janeiro de 2013 - 18:55
    2
    Nota Ruim!
    utilizo a versão 3 ... e a 4 me decepcionou de maissss ... muito cheia de bugs e falhas ... vc indica a pasta que quer salvar e ele diz que nao encontra a pasta ... muito ruim .. não indico ... estou voltando pra versão 3 ...

Descrição

Fernando Daquino
Organize e edite as cores e iluminação de todas as fotos do PC com um toque profissional

O Adobe Lightroom é um dos maiores aliados de fotógrafos profissionais e amadores que estejam buscando uma opção para editar, organizar e compartilhar as suas fotografias.

Ele não traz edições de conteúdo tão severas quanto as do Photoshop, focando em mudanças mais sutis. Ajuste iluminação, cores e enquadramento, taggeie as fotos e organize álbuns, uma por uma ou mesmo em lotes.

Para usar este aplicativo, você precisa de uma Adobe ID, que é a sua conta de acesso para qualquer programa e serviço da empresa. Com isso, você pode abrir imagens que foram editadas em outros PCs e até sincronizar os seus álbuns com o app do Lightroom no celular. Se você ainda não tem este login, basta entrar no site da Adobe, clicar em "Entrar" e escolher a opção de criar uma nova.

Adobe Photoshop Lightroom - Imagem 1 do software

O primeiro passo ao abrir o Lightroom é importar as suas fotografias. Você pode fazer isso com pastas do seu PC ou mesmo com câmeras, basta plugar o equipamento e escolher este aplicativo como destino. Dentro do app, é possível organizar as imagens em álbuns e coleções inteligentes — use a segunda opção para separar tudo automaticamente por data ou por local.

Editando as suas fotografias

Na parte de cima do Lightroom, existe uma barra cheia de opções como "Biblioteca", "Revelação", "Mapa" etc. É ali que você navega entre as ferramentas do app. Ao importar as imagens, ele automaticamente abre a biblioteca. Escolha uma foto e clique em "Revelação" para abrir a janela de edições. Este app possui um tutorial em português com o passo a passo de cada guia.

Adobe Photoshop Lightroom - Imagem 2 do software

O principal recurso do Lightroom é conseguir ajustar as cores e iluminação das fotos para deixá-las com um ar profissional. Na janela de edições, use as barras deslizantes na lateral direita para experimentar os controles de sombras, luz, cores e exposição. Você pode também usar predefinições da Adobe — elas não são exatamente filtros prontos, já que podem ser editadas detalhadamente, mas funcionam de forma semelhante.

Na lateral direita estão outros ajustes importantes, como a correção de lente (que permite tirar distorções causadas por uma lente grande angular, por exemplo) e a aplicação de efeitos extras, como uma vinheta colorida na borda externa da fotografia.

Adobe Photoshop Lightroom - Imagem 3 do software

As alterações feitas nos seus arquivos são reversíveis — ou seja, o original é preservado mesmo quando você fecha o aplicativo. A qualquer momento, você pode voltar para as configurações iniciais, algo que lembra bastante o iPhoto, no Mac e o VSCO Cam, no Android e iOS. Para fazer isso, clique em "Histórico", na lateral esquerda da janela de revelação, e escolha a primeira definição.

Nossa Opinião sobre o Adobe Photoshop Lightroom

O Adobe Lightroom é uma das melhores e mais intuitivas ferramentas da Adobe para fotógrafos. Ele serve bem tanto para quem é iniciante quanto para profissionais, sendo um verdadeiro laboratório de revelações digitais no seu PC. Por ser um aplicativo tão completo, ele tem exigências altas de hardware, então pode ser preciso fechar outros programas antes de abrir este, para não deixar a máquina muito lenta.

No funcionamento, o Lightroom lembra bastante o iPhoto, da Apple: ele permite a criação de álbuns e coleções automáticas para organizar as suas fotografias em um local mais fácil de acessar do que as pastas do seu PC, além de permitir edições de cor, iluminação e correções de distorções angulares. Este app não se compara com o Photoshop, no entanto, já que possuem objetivos distintos.

Diferente do Photoshop

O Photoshop é um software poderosíssimo para montagens e criações, enquanto o Lightroom funciona como uma forma de pegar uma foto "bruta" e torna-la mais bonita. Ele permite a mesclagem de imagens HDR (ou seja, você bate três fotos com exposições diferentes e pode juntá-las para criar uma imagem totalmente balanceada) e até a "revelação" de arquivos RAW.

O Photoshop permite tudo isso também, mas a vantagem do Lightroom é poder fazer esses ajustes em lote. Capture imagens em arquivos RAW (um formato 100% sem compressão, que captura uma cena com todas as camadas de luz e sombras) e use este app para abrir tudo de uma vez, permitindo uma edição rápida de todas as fotos usando predefinições.

Ou seja, se você quer um aplicativo que é rápido, eficiente e permite edições não destrutivas (ou seja, que preservam o arquivo original) e em lote, o Lightroom pode ser uma ferramenta bem mais prática e recomendada do que o Photoshop.

Fácil de mexer, mas completo

Algo que faz um programa de edição se destacar dos outros é o balanço entre ele ser fácil de mexer e ter ferramentas completas. O Photoshop, por exemplo, tem uma infinidade de recursos, mas pode ser bem complexo para iniciantes. Já o Lightroom é o exato oposto: com ele, a Adobe consegue alcançar um público amador, mas também oferece opções para fotógrafos profissionais.

Esse detalhe é o que faz toda a diferença e torna o Lightroom tão bom: ele tem uma interface bem intuitiva e um tutorial animado que mostra de forma dinâmica todas as guias e ferramentas do programa. Com o tempo, você vai descobrindo mais e mais ferramentas e opções de ajuste, mas desde o primeiro uso já é possível conseguir bons resultados.

A única limitação deste app em relação ao seu conteúdo é que é preciso ter um conhecimento pelo menos básico dos conceitos de cor e iluminação para fotografia. Ou seja, o recomendado é que o usuário saiba, por exemplo, ler um histograma e entender o que é a distorção de lente.

Revelação de arquivos RAW e HDR

Este é um dos grandes destaques do Lightroom, sendo uma das melhores vantagens dele em relação a outros editores e organizadores de fotos: você pode usar esse programa para revelar e mesclar fotografias nesses formatos, criando resultados de tirar o fôlego com apenas alguns cliques.

Ele lê a maior parte dos formatos RAW proprietários (cada marca de câmera usa uma extensão diferente) e abre esse tipo de documento de forma bem descomplicada. A única diferença da edição de um arquivo desses para uma foto normal é que, na hora de exportar, você precisa obrigatoriamente escolher o formato e a compressão.

Já a edição de fotos HDR no Lightroom pode não ser tão avançada e personalizada quanto no Photoshop, mas é possível conseguir resultados extremamente satisfatórios, já que ele traz predefinições de perfis de iluminação e consegue calcular as regiões a serem usadas de cada arquivo automaticamente. Ou seja, vale a pena testar este aplicativo se você quer um resultado natural e balanceado.

Vale a pena?

O Lightroom é um dos melhores programas de organização e edição de fotografias, sendo uma ferramenta fácil de usar e bastante completa. Você pode assinar um plano da Adobe Creative Cloud para usá-lo no dia a dia, já que ele possui apenas 7 dias de teste gratuito. Se você costuma bater muitas fotos e quer uma opção de "relevação" totalmente eficaz, vale a pena investir neste programa!

Prós & Contras

Prós

  • Tratamento de imagens em alta qualidade
  • Em português
  • Revelação de arquivos RAW e HDR
  • Correção de distorções de lente
  • Tutorial dinâmico
  • Edição em lotes

Contras

  • Exigência considerável do hardware do PC
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o Adobe Photoshop Lightroom

+63 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!